Normas

MATTER – REVISTA ACADÊMICA DA UNIBR
FACULDADE DE SÃO VICENTE

SISTEMA DE AVALIAÇÃO

Todos os artigos estão sujeitos à revisão feita por, no mínimo, dois avaliadores especialistas na temática dos textos, visando atender aos padrões de excelência acadêmica. As submissões serão consideradas por um editor. Se o texto não for imediatamente rejeitado, será encaminhado para peritos-avaliadores, cujas identidades permanecerão anônimas aos autores.

DIREITOS AUTORAIS

Para a publicação dos textos, os autores deverão anexar, no momento da submissão do artigo, a Carta de Cessão de Direitos Autorais, que se encontra disponível no processo de submissão online da – —————-.

SUBMISSÕES ONLINE

O cadastro no sistema e posterior acesso, por meio de login e senha, são obrigatórios para a submissão de trabalhos, bem como para acompanhar o processo editorial em curso.

DIRETRIZES PARA AUTORES

A Matter – Revista Acadêmica da UNIBR/FSV é uma publicação semestral, composta de artigos científicos originais e de revisão, destinados à área da Educação, focalizando temas sobre o pensamento educacional brasileiro, a formação de docentes e os assuntos emergentes nessa área, direcionados, também, aos profissionais de áreas afins. O foco da temática que compõe o dossiê de cada um dos números da Revista é definido pela Comissão Editorial e divulgado, com antecedência, na página online da Revista.

INDICAÇÕES GERAIS

QUANTO AOS AUTORES

A Matter – Revista Acadêmica da UNIBR/FSV publica textos de autores acadêmicos, especialistas, bem como textos de mestres e doutorandos, desde que, em coautoria com o orientador com titulação mínima de Mestre, Doutorando ou Doutor.
Com o objetivo de garantir a diversidade de autores e instituições, após a publicação de artigo na revista, os autores deverão aguardar, no mínimo, 1 (um) ano para publicar outro artigo no periódico.
O autor que tiver publicado pela Matter – Revista Acadêmica da UNIBR/FSV se compromete a ser avaliador de artigos nas edições futuras.
Cada manuscrito poderá ter no máximo 3 autores (1 autor e 2 coautores). No processo de submissão, deverão ser inseridos os nomes completos dos autores (no máximo três), o número identificador (ID) do ORCID, o endereço URL do cadastro na Plataforma Lattes, os endereços institucionais, o resumo da biografia dos autores e o e-mail do autor indicado para correspondência.

QUANTO AOS TRABALHOS SUBMETIDOS

Os trabalhos devem ser inéditos e não podem estar submetidos à avaliação simultânea em outros periódicos. Os autores devem responder às exigências de originalidade e ineditismo do artigo, e garantir a explicitação de todas as fontes e referências que compõem o manuscrito. O atendimento a essas exigências e condições, será atentamente verificado com as ferramentas disponíveis pela Matter – Revista Acadêmica da UNIBR/FSV. Os artigos submetidos, são direcionados à ferramenta de detectores de plágio e autoplágio.
Afirmações, opiniões e conceitos expressados nos artigos são de expressa responsabilidade do(s) autor(es).
Os trabalhos podem ser encaminhados em português, inglês, francês ou espanhol e o resumo deve ser apresentado na língua original do texto, com tradução para o inglês e o espanhol. Se o texto for em língua estrangeira, uma tradução deve ser feita para o português.
Abreviações oficiais poderão ser empregadas somente após uma primeira menção completa. Não serão publicadas fotos coloridas, a não ser em caso de absoluta necessidade, e a critério da Comissão Editorial.
Os manuscritos submetidos serão avaliados pelo editor da revista e, se aprovados, serão encaminhados à avaliação por pares externos à Instituição (peer review). Após essa triagem, os artigos recebidos serão encaminhados a dois revisores (pareceristas) para avaliação pelos pares (peer review).
Os editores coordenam as informações entre os autores e os revisores, cabendo-lhes a decisão final sobre quais artigos serão publicados, com base nas recomendações feitas pelos revisores. Quando recusados, os artigos serão devolvidos com a respectiva justificativa do editor. Caso aceitos, os textos passarão por revisão, editoração e publicação. Nessa etapa, os textos poderão ser reenviados aos autores para ajustes, quando for o caso.
 Para a publicação na Matter – Revista Acadêmica da UNIBR/FSV, são observados os seguintes critérios:
 atendimento ao foco e escopo da Revista;
 relevância para a área de educação;
 consistência e rigor teórico conceitual;
 articulação entre objetivo, fundamentação teórico-metodológica, análise e conclusão de dados;
 bibliografia pertinente e atualizada;
 originalidade e contribuições para a área educacional;
correção de linguagem e respeito às normas técnicas – ABNT.
Os resultados serão expressos como: Aceito. Revisões requeridas. Não aceito.
Do texto aceito, poderá ser solicitada ao(s) autor(es) a tradução para a língua inglesa.

ÉTICA NA PESQUISA

Cabe aos autores declarar respeito às normas de ética de pesquisa com seres humanos, conforme normas em vigor. A declaração deverá ser expressa por ocasião da submissão do artigo, em campo específico incluído na plataforma de submissão. É necessário informar a obediência aos procedimentos éticos estabelecidos para a pesquisa científica quando envolver seres humanos (entrevistas, experimentações etc.). É preciso garantir o anonimato aos participantes da pesquisa (instituições e/ou pessoas) salvo nos casos em que haja permissão para a identificação. Essas medidas cabem para a divulgação de imagens de pessoas e/ou de instituições.

CONDIÇÕES DE SUBMISSÃO

Como parte do processo de submissão, os autores são obrigados a verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores.
 A contribuição é original e inédita, e não está sendo avaliada para publicação por outra revista; caso contrário, deve-se justificar em “Comentários ao editor”.
 O arquivo da submissão está em formato Microsoft Word, OpenOffice ou RTF, sem identificação.
 Os textos aceitos pela Matter – Revista Acadêmica da UNIBR/FSV se enquadram nas categorias: – Artigo científico original: oriundo de resultado de pesquisa e sua estrutura deve conter: Introdução, Metodologia, Conclusão, e Referências. – Artigo de Revisão: oriundos de estudos com delineamento definido, consistente, baseados em pesquisa bibliográfica, catálogos, banco de teses, indexadores, que possam contribuir com o estado da arte.
 Os textos devem ser digitados em Word for Windows, possuir entre 35.000 a 60.000 caracteres com espaço, incluindo as referências, ilustrações, figuras, gráficos, quadros e tabelas.
As ilustrações, figuras, gráficos, etc., devem ser limitadas ao mínimo indispensável (observando que o título também deverá ser indicado no texto onde a ilustração será inserida), identificadas e numeradas consecutivamente em algarismos arábicos.
As imagens digitalizadas devem ser enviadas cada uma em arquivo separado, com extensão .jpg ou .tif e resolução mínima de 300 dpi. Os quadros e tabelas devem ser limitados ao mínimo indispensável e enviados separadamente do texto (observando que o título também deve ser indicado no texto onde o quadro/tabela será inserido), identificados e numerados consecutivamente em algarismos arábicos. Na montagem das tabelas, seguir as Normas de apresentação tabular, estabelecidas pelo Conselho Nacional de Estatística e publicadas pelo IBGE em 1979. Os quadros e tabelas devem ser enviados cada um em arquivo separado, com extensão doc. ou xls. As notas de rodapé são indicadas por algarismos arábicos e restritas ao mínimo indispensável. O texto segue os padrões de estilo e requisitos bibliográficos descritos em Diretrizes para Autores.
O autor deve garantir que os trabalhos submetidos a esta revista são originais e não foram elaborados com violação a quaisquer direitos de terceiros, tendo obtido todas as autorizações necessárias para a inclusão de conteúdos complementares, mas não restritos a traduções, ilustrações, quadros e citações, as quais o autor também se compromete a indicar a fonte precisa de onde foram obtidos. O autor ainda deve declarar que os trabalhos não contêm declarações difamatórias, ou que violem direitos de propriedade intelectual.

FORMATAÇÃO E OUTRAS CONVENÇÕES

Os artigos deverão ser subdivididos com os seguintes subtítulos: Resumo, Palavras-chave, Abstract, Keywords, Introdução, Desenvolvimento (ou outra denominação), Conclusão/Considerações finais e Referências.
O título em português (na língua do manuscrito), inglês e espanhol, com número máximo de 15 palavras.
O resumo, o abstract e o resumen, contendo entre 200 e 250 palavras, deverá ser digitado em parágrafo único, com espaçamento simples. Recomenda-se o uso de voz ativa e na terceira pessoa do singular, frases concisas e afirmativas. O resumo deve explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e metodologia utilizada; principais resultados e conclusões. Ao final, deverá apresentar de três a cinco palavras-chave separadas por ponto (.). O mesmo deverá ser feito com as Keywords e as palabras-clave. O resumo deve explicitar, em caráter informativo e sem enumeração de tópicos, os seguintes itens: tema geral e problema da pesquisa; objetivos e metodologia utilizada; principais resultados e conclusões.
Os artigos deverão ter de 35.000 a 60.000 caracteres com espaço, incluindo resumo, abstract, figuras, tabelas e referências. O trabalho deverá ser editado em Word.
O arquivo contendo o trabalho a ser anexado (transferido), durante a submissão, não poderá ultrapassar o tamanho de 2 MB, nem poderá conter qualquer tipo de identificação de autoria, inclusive na opção propriedades do Word.
Do manuscrito devem ser retiradas quaisquer referências ou marcas que possam identificar a autoria do trabalho. Qualquer tipo de identificação acarretará a rejeição do manuscrito.
Tabelas, figuras e gráficos deverão ser inseridos no texto, logo após a sua citação. As figuras digitalizadas deverão ter 300 dpi de resolução e preferencialmente gravadas no formato jpg ou png.
As citações deverão seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT). Para citação no texto, usar o sobrenome e ano: Autor (ano) ou (AUTOR, ano); para dois autores: Autor e Autor (ano) ou (AUTOR; AUTOR, ano).
Para citações longas (mais de 3 linhas) utilizar o modelo do template.
Para as referências, seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

POLÍTICA DE LIVRE ACESSO

Esta revista oferece acesso livre imediato ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar, gratuitamente, o conhecimento científico ao público, proporciona maior democratização mundial do conhecimento.

INDEXAÇÃO EM BASES DE DADOS

BBE (Biblioteca Brasileira de Educação) ICAP EDUBASE REDUC/FCC LATINDEX REDALYC CNEN – Portal livre PERIÓDICOS.CAPES Educ@ EZB – Elektronische Zeitschriftenbibliothek Index Copernius Internacional SIS.

CONTATO COM O EDITOR

Matter – Revista Acadêmica da Unibr – Faculdade de São Vicente – Rua Sorocabana, 59, Centro – São Vicente – SP – Brasil – CEP 11310-200
Telefone: (+55 13) 3569-8200 ramal 8242 https://www.unibr.com.br
matter@unibr.edu.br
editoraunibr@unibr.edu.br

PROCESSO DE AVALIAÇÃO PELOS PARES

A primeira etapa consiste em uma avaliação prévia, para verificar se os trabalhos estão de acordo com as normas exigidas. Os trabalhos recebidos (artigos, resenhas, relatos de experiência, revisões bibliográficas, notas de pesquisas, entrevistas), que não estiverem de acordo com as normas da Matter – Revista Acadêmica da UNIBR/FSV, serão devolvidos aos seus autores, para as devidas adequações.
A segunda etapa consiste no encaminhamento dos trabalhos para avaliação de dois pareceristas, os quais poderão exigir modificações e adequações, na estrutura ou no conteúdo dos textos. Se não houver divergência de opiniões sobre a publicação, o trabalho será enviado para um terceiro parecerista.
A avaliação dos trabalhos levará em conta vários fatores, exigidos pela norma culta da língua portuguesa, tais como: coesão textual, lógica racional entre os argumentos apresentados, apresentação objetiva da problemática desenvolvida, diálogo com a literatura especializada e, finalmente, clareza, de forma que o conhecimento possa ser socializado, sem prejuízo da qualidade da informação.
O tempo padrão para a conclusão da avaliação dos trabalhos é de três meses, desde que o trabalho obtenha parecer favorável pelos dois primeiros pareceristas. Caso contrário, o prazo pode se estender.
Para a seleção dos avaliadores, os requisitos exigidos são: titularidade e a especialização na área/tema.

PERIODICIDADE

A Matter – Revista Acadêmica da UNIBR/FSV tem publicação semestral contando, portanto, com duas publicações anuais.

QUANTIDADE DE PÁGINAS

Os artigos acadêmicos e relatos de experiência devem ter, no total, incluindo todas as informações, entre 10 e 25 páginas.
Os demais formatos devem ter, no total, incluindo todas as informações, entre 05 e 15 páginas.

FORMATAÇÃO

A formatação segue as normas da ABNT: NBR 14724 e ABNT NBR 6022.

Fonte

Tamanho da fonte: fonte 12, para todo o texto, inclusive o título. Excetuando-se as citações com mais de três linhas, notas de rodapé, legendas e fontes de ilustrações, que devem ser com letra 10, inclusive as notas (rodapé, ou explicativa).

Espaçamento

Espaçamento 1,5 entre linhas – para todo o texto, exceto para citações com mais de três linhas, resumo, abstract, notas de rodapé, referências, legendas de ilustrações, e das tabelas, natureza do trabalho. Estes deverão ter fonte tamanho 10 e espaçamento entre linhas simples.

Margens

Direita e inferior de 2 cm. Esquerda e superior de 3 cm.

Tamanho da página

Paginação: os originais devem ser paginados de forma crescente, iniciando com o número 1, em algarismos arábicos. A paginação deve ser localizada no canto superior direito da folha, a 2 cm da borda superior.

Indicativo de seção

O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título. Deve ser alinhado à esquerda e separado por um espaço de caractere. Todos os elementos textuais devem ser numerados. São elementos textuais: Introdução, Desenvolvimento e Considerações Finais.

Títulos das seções primárias

Devem começar em página ímpar e deve ser separado do texto que o sucede por um espaço entre linhas de 1,5.

Títulos das subseções

Devem ser separados dos textos que os precede e sucede por um espaço de 1,5.

Títulos que ocupem mais de uma linha

Devem ser, a partir da segunda linha, alinhados abaixo da primeira letra da palavra do título.

Títulos sem indicativo numérico

Os títulos sem indicativo numérico (resumo, abstract, referências) devem ser centralizados.

Figuras, tabelas, gráficos

Identificação: devem aparecer na parte superior, precedida da palavra designativa (fotografia, desenho, gráfico, esquema, quadro, figura, imagem), seguida do número de ordem da ocorrência no texto, em algarismo arábico, travessão e respectivo título.
Os textos da identificação e da fonte devem ser alinhados à esquerda e a imagem deve ser centralizada.

Ex.:

Figura 1 – Alunos em sala de aula

IMAGEM

Fonte: Site do Ministério da Cultura (BRASIL, 2019)
As tabelas devem ser digitadas no próprio texto e suas bordas laterais devem ser abertas.

Tabela 1 – Índices do Governo

Fonte: Ministério da Agricultura (BRASIL, 2022)

 Fonte consultada – após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor).
 Citar a ilustração no texto – as ilustrações devem ser citadas no texto e inseridas o mais próximo possível do trecho a que se refere. Ex.: Conforme mostra a Figura 1 […]
 Itálico: usado para termos estrangeiros e títulos das referências (livros e periódicos).
 Aspas: duplas para citações de até três linhas e para títulos de capítulos de livros, poemas e contos, citados no texto.
 Tamanho do arquivo: até 3 megas.
 Extensão do arquivo: o arquivo deve ser enviado para o sistema e deve ser editável. Assim, deve ser um arquivo no editor de texto Microsoft Word, uma vez que as configurações finais de layout serão realizadas neste editor.

ESTRUTURA LAYOUT E FORMATAÇÃO

Todo o arquivo deve ter sua estrutura corrente, sem quebra de páginas entre uma seção e outra, devendo seguir as formas abaixo:

 Formatação do título do artigo: deve ser escrito em caixa alta (todas as letras em maiúsculas). Fonte: arial, negrito, tamanho 12, alinhamento centralizado, espaço entre linhas simples. Depois do título o espaço é 1,5. Não deverá ter recuo de parágrafo. Lembrando que, segundo a ABNT NBR 6020, o título e o subtítulo, se houver, devem ser diferenciados tipograficamente ou separados por dois pontos (:) e na língua do texto.
 Abaixo do título na língua vernácula, com a respectiva tradução para o idioma do abstract.
 Numeração progressiva das seções: Segundo a ABNT NBR 6024, as principais divisões de um texto são: seção primária, seção secundária, terciária, quaternária e quinária. Recomenda-se, para artigos, a utilização até a seção terciária. São empregados algarismo arábicos.
 O indicativo da seção é alinhado na margem esquerda, precedendo o título, dele separado por um espaço.
 Não se utilizam ponto, hífen, ou qualquer sinal após o indicativo numérico de seção ou de seu título.
 Devem-se destacar gradativamente os títulos das seções, utilizando recursos de negrito, itálico, caixa alta.
 O texto deve-se iniciar em outra linha.
 Não há título sem texto.

AUTORIA

Na primeira versão do texto original, a ser submetido para avaliação, não deve constar qualquer identificação do(s) autor(es), para não comprometer a avaliação cega. Após ser avaliado pelos pareceristas e corrigido pelos autores, é que deverão ser acrescentadas as informações sobre a autoria, ou seja, apenas na versão final.
Aceitam-se até sete autores, por trabalho (desde que todos façam parte da pesquisa).
Será considerado o autor principal aquele de maior titulação. Este deverá vir primeiro.
A ordem de disposição de autoria é do maior para o menor ou ordem alfabética.
Após o título deve constar o nome completo de cada autor.
Em nota de rodapé indicar o e-mail dos autores.

Titulação

Em nota de rodapé indicar a maior titulação, adquirida ou em processo (especialista, mestre, mestrando, doutor, doutorando).

Área de concentração a que a titulação está vinculada

Em nota de rodapé indique-a, exemplo: Mestre em Língua e Literatura Portuguesa. Universidade Federal do Paraná.
Caso um dos autores seja professor universitário: no mesmo rodapé que a área de concentração deve-se indicar a afiliação institucional. Exemplo: Professor na Faculdade de São Vicente.

Currículo Lattes

No rodapé indique o endereço do currículo lattes, que deve estar atualizado no ato da submissão. O endereço do lattes consta no próprio currículo do autor, na plataforma lattes, abaixo da linha do nome. Deve copiá-lo e colar abaixo do nome do autor.

Formatação da autoria

Fonte Arial, tamanho 10, alinhado à direita todas as letras em caixa alta. Espaçamento entre linhas simples (1.0).
O Espaçamento entre título e a primeira linha da autoria: é de quatro (4) espaços simples.
Espaçamento entre a última linha de informações da autoria e a primeira do resumo: é de seis (6) espaços simples.

RESUMO E ABSTRACT

O resumo deve ter de 100 a 250 palavras, segundo a ABNT NBR 6028.
Deve ser composto por uma sequência de frases concisas em parágrafo único, sem enumeração de tópicos.
Em documento técnico ou científico, recomenda-se o resumo informativo em que são informadas as finalidades, metodologia, resultados e conclusões do documento, de tal forma que possa, inclusive, dispensar a consulta ao original
Formatação do título resumo e abstract: fonte Arial, letra 12, espaçamento entre linhas simples. A palavra RESUMO/ABSTRACT deverá vir em caixa alta, negritado, sem dois pontos. Centralizado.
Formatação do corpo do resumo: fonte Arial, tamanho da fonte 12, alinhamento justificado, espaço entre linhas simples. Não deve ter recuo de parágrafo. O corpo do resumo não deve ser dividido em parágrafos.

Palavras-chave / Keywords

As palavras-chave / keywords devem figurar logo abaixo do resumo, antecedidas da expressão Palavras-chave / Keywords, seguida de dois-pontos, separadas entre si por ponto e vírgula e finalizadas por ponto. Devem ser grafadas com as iniciais em letra minúscula, com exceção dos substantivos próprios e nomes científicos. Fonte arial tamanho 10.
EXEMPLO:
Palavras-chave: gestação; cuidado pré-natal; Aedes aegypti; IBGE; Brasil.

Abstract:

É obrigatória a versão em Língua Inglesa do resumo (Abstract), que deverá vir na sequência da versão em português.

EPÍGRAFE

O uso de epígrafe é opcional. Caso queira colocá-la no artigo, a mesma deve aparecer após as palavras-chave/Keywords e antes do corpo do texto.
A formatação da epígrafe: letra Arial, fonte 11. Itálico. Espaçamento simples com “espaçamento antes” (a primeira linha) de 30 pt e “espaçamento depois” (a última linha) de 18 pt.

CORPO DO TEXTO

O corpo do texto pode ser constituído de quantas seções o autor desejar. Todavia, apresentamos uma sugestão:

1 INTRODUÇÃO – apresentação do problema investigativo, os objetivos do trabalho e a justificativa.

2 MATERIAIS E MÉTODOS – apresentação das fontes documentais, bem como dos procedimentos metodológicos da pesquisa, apresentando um constante diálogo com os referenciais teórico-metodológicos, bem como com a bibliografia utilizada na pesquisa.

3 DISCUSSÃO – apresentação e problematização dos dados da pesquisa.

4 CONSIDERAÇÕES FINAIS – apresentação, de forma avaliativa, reflexiva e propositiva das considerações sobre a pesquisa.

FORMATAÇÃO DOS TÍTULOS

 Título de nível 1 – seção primária: Fonte arial tamanho 12. Todas as letras em caixa alta (maiúsculas), negrito, alinhado à esquerda, entre linhas simples, sem recuos ou espaçamento antes e depois. Ex.: 1 INTRODUÇÃO
 Título de nível 2 – seção secundária: Fonte arial tamanho 12. Com a primeira letra de cada palavra em caixa alta (maiúsculas) exceto preposições e artigos no meio do título, negrito, alinhado à esquerda, entre linhas simples, sem recuos ou espaçamento antes e depois. Ex.: 1.1. Estudo de Caso
 Título de nível 3 – seção terciária e demais seções: Fonte arial tamanho 12. Com a primeira letra do subtítulo em caixa alta (maiúscula), negrito, alinhado à esquerda, entre linhas simples, sem recuos ou espaçamento antes e depois. Ex.: 1.1.2 Estudo de campo de uma tribo indígena no Amazonas
 Obs.: Não colocar ponto final nos títulos.

FORMATAÇÃO DO CORPO DO TEXTO

 Fonte: arial, tamanho 12, alinhamento justificado, espaçamento entre linhas de um e meio (1,5), espaçamento “antes” zero (0) e “espaçamentos depois” zero (0), recuo de parágrafo: 1,25 cm.

CITAÇÕES DIRETAS

Menores de três linhas: destacadas entre aspas e incorporando o corpo do texto;
Maiores de três linhas: digitadas em parágrafo separado (recuada a 4 cm), sem itálico, sem aspas, sem recuo da primeira linha.
Formatação da citação com mais de 3 linhas: arial, tamanho 10, espaçamento simples, “espaçamento antes” e “espaçamento depois” de 0 pt,, Sem recuo de 1ª linha, recuo do bloco de texto de 4 cm.
A citação pode aparecer de duas formas: Medeiros (2004, p.73) ou (MEDEIROS, 2004, p.73).
Observação: não utilizar notas de rodapé para fazer referências às obras citadas. Nas citações diretas é obrigatório colocar o número da página. Se for documento online, escrever online)

CITAÇÕES INDIRETAS

Nas citações indiretas deve-se colocar a identificação do autor da ideia apresentada, entre parênteses autor e ano. Ex.: (MEDEIROS, 2004).
Notas explicativas: nunca devem ser utilizadas para referenciar obras, devendo ser restritas ao mínimo possível e apresentadas em rodapé, de forma automática (Word ‘faixa de opções/referências/ ‘inserir nota de rodapé’. A nota deve aparecer no corpo do texto.
Formatação das notas explicativas: arial, tamanho 10, espaçamento simples, “espaçamento antes” e “espaçamento depois” de 0 pt,, sem recuo de 1ª linha,
Referências: Seguir a norma da ABNT NBR 6023/2018. Nas referências, os títulos das obras devem aparecer em negrito (e nunca em itálico). Organizadas em ordem alfabética pelo sobrenome de entrada do autor.
Exemplo:
MEDEIROS, João Bosco. Redação Científica: a prática de fichamentos, resumos, resenhas .

Formatação do título (REFERÊNCIAS): arial, tamanho 12, centralizado, todas as letras em maiúsculas (CAIXA ALTA), negrito, “espaçamento antes” de 0 pt, para a primeira linha, e “espaçamento depois” de 0 pt.
Formatação da lista de referências: arial, tamanho 12, alinhado à esquerda, em espaço entrelinhas simples (1,0), separadas entre si por “espaçamento antes” de 0 pt, para a primeira linha, e “espaçamento depois” de 0 pt. Entre uma referência e outra, dar 2 enter.

ORIGINALIDADE

O texto apresentado deve ser original, inédito, e ainda não estar sendo avaliado para publicação em outra revista.

DECLARAÇÃO DE DIREITOS AUTORAIS

O(s) autor(es) transfere(m), por meio de cessão, à Editora—————-, pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ/MF sob o no. ——————–, estabelecida na Rua ————–, n.º ———-, Bairro _______, CEP ——, na cidade de ————–/SP, os direitos abaixo especificados e se compromete(m) a cumprir o que segue:
1. Os autores afirmam que a obra/material é de sua autoria e assumem integral responsabilidade diante de terceiros, quer de natureza moral ou patrimonial, em razão de seu conteúdo, declarando, desde já, que a obra/material a ser entregue é original e não infringe quaisquer direitos de propriedade intelectual de terceiros.
2. Os autores concordam em ceder, de forma plena, total e definitiva, os direitos patrimoniais da obra/material à EDITORA —————–, a título gratuito e em caráter de exclusividade.
3. A Matter _ Revista Acadêmica da Unibr utilizará a obra/material da forma como melhor lhe convier, de maneira impressa e/ou online, podendo fruir e dispor do mesmo, no todo ou em parte, para:
· Autorizar seu emprego por terceiros.
. Editar, gravar e imprimir, quantas vezes forem necessárias.
· Reproduzir em quantidade que julgar necessária, de forma tangível e intangível.
· Adaptar, modificar, condensar, resumir, reduzir, compilar, ampliar, alterar, mixar com outros conteúdos, incluir imagens, gráficos, objetos digitais, infográficos e hyperlinks, ilustrar, diagramar, fracionar, atualizar e realizar quaisquer outras transformações, sendo necessária a participação ou autorização expressa dos autores.
· Traduzir para qualquer idioma.
· Incluir em fonograma ou produção audiovisual.
· Distribuir.
· Incluir e armazenar em banco de dados, físico, digital ou virtual, inclusive nuvem.
· Comunicar direta e/ou indiretamente ao público.
· Incluir em base de dados, arquivar em formato impresso, armazenar em computador, inclusive em sistema de nuvem, microfilmar e as demais formas de arquivamento do gênero.
· Comercializar, divulgar, veicular, publicar, etc.
REFERÊNCIAS

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ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS – ABNT: NBR 14724 e ABNT NBR 6022. Disponível em: http://www.abnt.org.br. Acesso em 14 de julho de 2021.
BORGES, MARTHA, K.; DELPIZZO, Gabriela N. A construção de Periódicos Científicos Eletrônicos: O Caso da Revista Educação em Rede, Universidade do Estado de Santa Catarina, Florianópolis, 2007.
COELHO, Beatriz. Revista científica: entenda como funciona de forma simples. 2021. Disponível em: https://blog.mettzer.com/revista-cientifica/. Acesso em 11 de julho de 2021.
EdUEMG – Editora da Universidade do Estado de Minas Gerais – Roteiro para a criação de Periódicos Científicos. Belo Horizonte, MG, 2009.
NEDEL, Luciana P.; BORDINI, Rafael H.;WAGNER, Flávio R. ; HUBNER, Jomi F. Instructions for Authors of SBC Conferences Papers and Abstracts. Instituto de Informática – Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Department of Computer Science – University of Durham. Durham, UK. 2009. Disponível em: http://www.unesc.net › sbc_template_com_autores. Acessado em 08 de julho de 2021.
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TRZESNIAK, Piotr. A estrutura editorial de um periódico científico. In: A. A. Z. P. Sabadini, M. I. C. Sampaio, & S. H. Koller (Orgs.), Publicar em psicologia: um enfoque para a revista científica (pp. 87 – 102). São Paulo: Associação Brasileira de Editores Científicos de Psicologia; Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. São Paulo, Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/233401784. Acesso em 08 de julho de 2021.
UNIVERSIDADE FEDERAL DA PARAÍBA. Tutorial para Criar um Periódico Científico. Disponível em:https://www.martineve.com/2012/07/13/starting-an-open-access-journal-a-step-by-step-guide-table-of-contents/. Acesso em 10 de julho de 2021.